sábado, 26 de setembro de 2009

Aviões não tripulados estão a chegar

In "Expresso.pt":

Eliminação do risco de perdas humanas, capacidade de executar missões perigosas com elevado grau de sucesso. É assim nas aeronaves não tripuladas, um projecto que ficará pronto dentro de sete anos.

A Academia da Força Aérea é uma instituição de ensino superior que tem vindo a desenvolver estudos de investigação na área da aviação não tripulada, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Os testes são efectuados na antiga base aérea da OTA. Os aviões com cerca de 10 kg têm autonomia para voar durante cerca de 5 horas seguidas. Este projecto que teve início em Jnaeiro de 2009 deverá ficar concluído daqui a 7 anos.

Na investigação científica aeronáutica, o recurso às aeronaves não tripuladas é uma forma de acelerar e baixar drasticamente o custo da última etapa de projecto: a demonstração em voo dos conceitos em estudo.

Foi principalmente com esta finalidade, directamente ligada às necessidades dos cursos ministrados na Academia da Força Aérea, que surgiu em 2002 o programa de desenvolvimento de uma Aeronave Não Tripulada Experimental - Militar, o ANTEX-M.   ...

Sem comentários:

 
View My Stats