sexta-feira, 31 de julho de 2009

Endeavour landing 7/31/09

Space shuttle Endeavour touched down at 10:48: a.m. EDT. at NASAs Kennedy Space Center in Florida. Commander Mark Polansky is expected to make a brief statement on the runway after the post-landin...

Ver:

Endeavour aterra depois de onze dias na Estação Espacial Internacional:

...


Os seis tripulantes mais o astronauta Koichi Wakata, o primeiro japonês a viver no espaço que esteve na ISS durante mais do que quatro meses, chegaram à base do Cabo Canaveral às 16h48 (hora de Lisboa).


Durante os onze dias que estiveram na ISS a tripulação instalou a última parte do laboratório japonês Kibo – uma plataforma para telescópios e para outras experiências científicas –, trocaram baterias solares que mantêm a energia da estação e deixaram peças sobresselentes que a ISS pode necessitar no futuro.


Durante o regresso, Wakata ficou deitado no vaivém para se adaptar à gravidade terrestre. O astronauta japonês foi muito elogiado durante a despedida. “Ele é dedicadíssimo e é um muito, muito bom engenheiro de aeronáutica”, disse o cosmonauta russo e comandante da estação Gennady Padalka. Para além do seu trabalho científico e de rotinas de manutenção, o japonês testou umas cuecas capazes de absorver água e de matar bactérias. “Usei-as durante um mês e nenhum dos meus companheiros se queixou”, disse ontem. “Por isso acho que a experiência correu bem.”


À chegada, o comandante do vaivém, Mark Polansky, agradeceu a Houston pela felicitação. “É mesmo isso que é importante. Estamos felizes por estar em casa.”

Sem comentários:

 
View My Stats