quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"O Anjo Branco", de José Rodrigues dos Santos

In "JN":

o-anjo-branco2 José Rodrigues dos Santos quis escrever "um romance como nunca tinha sido escrito sobre a guerra colonial e os portugueses em África" e o resultado é "O anjo branco", inspirado na história do pai, livro desde ontem nas livrarias.

O protagonista do oitavo romance de Rodrigues dos Santos chama-se José Branco, um médico que foi viver para Moçambique na década de 1960 e que, perante as enormes carências sanitárias do país, criou o revolucionário Serviço Médico Aéreo, deslocando-se num pequeno avião, o que lhe valeu o epíteto de "anjo branco", por descer do céu vestido de branco. "Inspirei-me no meu pai: o romance conta a história de um médico que é punido pela administração colonial e enviado para Tete, um sítio perdido no coração de África conhecido por "o cemitério dos brancos"", disse o autor, em entrevista à Lusa.

"Sob a responsabilidade do médico fica um território em Moçambique com o tamanho de Portugal continental. E, para dificultar ainda mais as coisas, começa entretanto a guerra. Como lidar com a situação? Este foi o cenário que o meu pai enfrentou em Moçambique e é aquele que se depara diante da personagem principal de "O anjo branco"", revelou.

O escritor e jornalista da RTP, de 46 anos, decidiu contar esta história inspirada em factos reais, que lhe exigiu "muita investigação" - teve de "conversar com imensa gente, ver muita documentação e visitar por duas vezes os locais da acção em Moçambique" -, por considerar que "estava por escrever o grande romance português sobre a Guerra Colonial. Fico com a impressão de que a literatura que se produziu sobre o assunto é complexada e colorida ideologicamente, com "bons" de um lado e "maus" do outro, ou, então, é bacocamente saudosista", defendeu.

"Quis fugir a esses dois registos - sublinhou -, quis escrever um romance descomplexado que mostrasse as grandezas e as misérias e também as contradições da nossa presença em África. Quis, sobretudo, escrever um romance como nunca tinha sido escrito sobre a guerra colonial e os portugueses em África".


"O anjo branco" é passível de encomenda online, em sites como os da Fnac e da Wook.

 

(José Rodrigues dos Santos, é autor de sete romances ("A Ilha das Trevas", "A Filha do Capitão", "O Codex 632", "A Fórmula de Deus", "O Sétimo Selo", "A Vida Num Sopro" e "Fúria Divina").

Sem comentários:

 
View My Stats